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quinta-feira, 30 maio 2024

Sicoob Sarom realiza encontro para promover o turismo na região da Serra da Canastra



O Encontro foi realizado para empresários, secretários e representantes municipais da região, em parceria com o Sebrae

Por Sicoob Sarom | Foto: Divulgação

Quando o assunto é ecoturismo e identidade regional, a Serra da Canastra é um exemplo de região rica em atrações históricas e belezas naturais, atraindo pessoas do mundo inteiro. Para fortalecer o turismo da Canastra e as riquezas da região, o Sicoob Sarom, em parceria com o Sebrae, realizou nesta quinta-feira (13) um encontro com empresários, secretários e representantes municipais de São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí, Piumhi e São João Batista do Glória.

Aproximadamente 60 pessoas participaram da reunião, cujo tema foi “Diagnóstico das Potencialidades Turísticas do Território da Canastra”. O consultor especializado em turismo do Sebrae, Ismael Vieira, pontuou os próximos passos do seu trabalho na região.

“Inicialmente trabalharemos o diagnóstico da oferta turística da região, que envolve todos os municípios, que já tem essa relação com a Sarom e o Sebrae, em função do queijo, café, entre outros serviços. Agora, o objetivo é fortalecer a Governança de Turismo, ou seja, a parceria entre a iniciativa privada, poder público e todas as entidades parceiras, para que possamos construir um plano de ação à longo prazo”, ressaltou.

João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom, falou ainda sobre o sonho de construir uma marca território que proteja as riquezas da região e potencialize o turismo. “Atualmente existem diversos produtos, com origem em municípios que não estão na Serra da Canastra, utilizando essa marca de forma antiética. Precisamos nos organizar. A Sarom, em parceria com a sociedade, investirá para criarmos a marca Território da Canastra promovendo assim desenvolvimento local e prosperidade”, enfatizou.

Foram investidos pelo Sicoob Sarom, nos últimos 5 anos, R$ 30 milhões em ações de desenvolvimento local e participação nos resultados beneficiando as regiões onde atua e seus mais de 43 mil cooperados.

Com o fortalecimento do turismo, a tradição cultural mineira será valorizada, evidenciando o terroir da Região da Canastra, ou seja, características do tipo de pastagem, relevo, clima e pureza das águas. “O projeto de Marca Território visa criar uma identidade para essa região, que já tem produtos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Porém, esse projeto vai abranger novos produtos e novos padrões de qualidade, reconhecendo o turismo como um produto da Canastra”, enfatizou o gerente regional do Sebrae, Leonardo Mol.

Fonte: G1

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