fbpx
sábado, 27 abril 2024

Serra da Canastra, berço do melhor queijo do Brasil?



QUEIJO CANASTRA | Neste domingo o Boa Sorte Viajante visitou o estado de Minas Gerais para conhecer os segredos por meio da produção do famoso Queijo Canastra, e para isso, fomos explorar a zona rural do município de São Roque de Minas, localizado próximo ao Parque Nacional da Serra da Canastra. Mas e você, já teve o prazer de provar os saborosos queijos de Minas? Se ainda não, não perca essa oportunidade, tenho certeza que você vai se surpreender com essas iguarias.

Entre os muitos produtores de São Roque de Minas, você vai conhecer neste episódio três fazendas produtoras do Queijo Canastra artesanal, cuja tradição soma mais de dois séculos, é considerado desde 2008 como um patrimônio cultural imaterial brasileiro. E a nossa primeira parada foi no Sítio Talismã, distante apenas 5 km do centro da cidade e lar do Seu Antônio e a Dona Cida, que estão sempre de portas abertas para receber os visitantes e oferecer uma farta degustação de queijos e doces.

O nosso segundo destino é a Fazenda Capela Velha, administrada pelos irmãos Guilherme e Alexandre, que ainda meninos aprenderam a produzir o tradicional queijo junto ao seu avô Chico Heitor, um mestre queijeiro da região e grande fonte de inspiração e de saudades. A excelência do queijo Capela Velha pode ser verificada nas premiações que a marca vem coletando nos últimos anos, incluindo medalhas de prata e bronze no Concurso Mundial do Queijo realizado na França.

A Fazenda Jacob fica situada a apenas 13 km da sede de São Roque de Minas, e é onde moram Vivaldo e Dhaniela e seus filhos, Leandro e Bruna, que desde cedo já estão aprendendo a preservar a tradição passada de geração em geração. Vivaldo explica que a produção do queijo tem início na ordenha das vacas leiteiras, que requer bastante cuidado, já que a qualidade do leite impacta diretamente no preparo do queijo, assim como os nutrientes do solo e da água.

Assista ao vídeo

Crédito: Boa Sorte Viajante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?