fbpx
sábado, 27 abril 2024

ITB Berlin é segunda parada do governo para internacionalizar os destinos de MG



Depois da promoção da cozinha mineira na BTL Lisboa, é a vez dos alemães conhecerem o potencial turístico do Estado

Por Paulo Campos

Legenda: O Centro de Eventos Berliner Exhibition Grounds, ou Messe Berlin, onde acontece a feira de turismo — Foto: Getty Images / iStockphoto

Com data coladinha na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a ITB Berlin é a principal plataforma para produtos turísticos globais. Em abril deste ano, Minas Gerais sediará uma das etapas da Copa do Mundo de Mountain-Bike, contribuindo para projetar Araxá e o Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra – que abrange mais 19 municípios, entre eles as cidades de Capitólio e São Roque de Minas – internacionalmente. A captação do evento começou em 2023 na ITB Berlin, um dos maiores eventos do segmento turístico do mundo. O Estado retorna à feira neste ano, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com objetivo de potencializar a internacionalização do destino Minas.

Há mais de 50 anos, a ITB Berlim promove networking e eventos de tendências, seja em formato virtual, presencial ou híbrido. Em 2024, no período de 5 a 7 de maio, o evento reúne, no Centro de Eventos Berliner Exhibition Grounds (Messe Berlin), cerca de 10 mil expositores de 180 países, além de mil compradores e 160 mil visitantes. Essa é curiosamente a feira de turismo do mundo com mais alto índice de satisfação dos expositores, cerca de 90%. Sob o lema “Pioneiro na Transição em Viagens e Turismo”, a conferência mais importante da indústria de viagens leva ao mercado tendências globais, principais especialistas e exemplos atuais de melhores práticas.

Reunião do secretário Leônidas Oliveira com executivos da Warner Bros, promotora da Copa do Mundo de Mountain-Bike — Foto: Secult-MG / Divulgação

No ITB Berlim, a Secult-MG tem participado de reuniões com expositores e com a Warner Bros, responsável pela Copa do Mundo de Mountain-Bike junto à União Ciclística Internacional (UCI). Na reunião com Rémi Trapero, gerente de Vendas Internacionais para América Latina da Warner Bros Discovery Sports, foram feitos alinhamentos gerais sobre o torneio. Uma das etapas deverá acontece de 19 a 21 de abril na cidade do Alto Paranaíba.

“Nós acabamos de consolidar essa parceria. No próximo mês, a partir de 19 abril, teremos uma etapa da Copa do Mundo de Mountain-Bike e convido todo mundo para estar em Araxá, na serra da Canastra, essa região que cresce imensamente no turismo. O evento vai proporcionar uma projeção internacional de Araxá e do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra”, reforça o secretário Leônidas Oliveira.

O secretário Leônidas Oliveira e Patrícia Moreira, do marketing da Secult-MG, exibem reportagem sobre Minas Gerais na ITB Berlin — Foto: Secult-MG / Divulgação

Ele também destaca o empenho na busca pela expansão da conectividade no Estado. “Estamos trabalhando para captar investimentos e parceiros para Minas Gerais, de forma que possamos atrair o mundo para o Estado mostrarmos Minas Gerais para o mundo. Visitamos diversos expositores e parceiros para ampliarmos o número de voos e os investimentos das cadeias hoteleiras internacionais no estado”, acrescenta. 

Os principais atrativos turísticos do Estado, como a diversidade dos biomas, os patrimônios históricos, a cozinha mineira e a arte moderna e contemporânea, têm sido apresentados com foco tanto no mercado alemão quanto na comunidade europeia. Vale lembrar que, de acordo com pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Minas Gerais aparece como o sétimo destino brasileiro mais visitado pelos alemães, o que demonstra a importância de ações voltada para promoção de Minas para esse público, estimulando assim o retorno ou a vinda de novos turistas.

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?