fbpx
segunda-feira, 17 junho 2024

O estado de Minas Gerais foi líder de crescimento do turismo em 2023. Descubra o seus principais destinos turísticos



O estado de Minas Gerais liderou o ranking de crescimento do turismo nacional no ano passado. Apresentamos aqui cinco destinos incríveis muito procurados por turistas de todo o mundo.

Foto: Cachoeira Casca D’Anta, primeira queda d’água no rio São Francisco após a nascente. Crédito: Marcio Virtual/Wikimedia Commons.

De acordo com indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil, foi o líder nacional de crescimento do turismo no ano passado.

Os dados mostraram que o estado obteve o maior volume de atividades turísticas em 2023, movimentando cerca de 34 bilhões de reais e atraindo cerca de 31 milhões de turistas de todos os lugares do mundo. E foram criados aproximadamente 50 mil empregos no setor.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), a realização de campanhas de promoção turística durante as datas comemorativas e feriados prolongados contribuíram para a alta no setor.

Desde a culinária saborosa até museus e casarões antigos, Minas Gerais tem uma grande diversidade de atrativos que vai agradar a qualquer um. Conheça aqui cinco dos principais destinos preferidos pelos turistas.

São Roque de Minas

Aqui você encontrará natureza preservada, cachoeiras deslumbrantes e muito sabor! São Roque de Minas é famosa pela produção do autêntico queijo canastra, e existem fazendas que recebem os turistas para conhecer o processo de produção e também degustar essa maravilha.

Cachoeira Casca D’Anta, primeira queda d’água no rio São Francisco após a nascente. Crédito: Marcio Virtual/Wikimedia Commons.

A região abriga o famoso Parque Nacional da Serra da Canastra. É uma área verde de 200 mil hectares, que conta com várias trilhas, paredões de rochas e cachoeiras, como a majestosa cachoeira Casca d’Anta, com 186 metros de queda. A nascente histórica do rio São Francisco que fica no Parque é outro atrativo. Para quem gosta de se aventurar em meio à natureza, a Serra é um prato cheio!

São Thomé das Letras

A cidade de São Thomé das Letras é conhecida por seu misticismo e pelas diversas cachoeiras. Uma das atrações mais disputadas é observar o pôr-do-sol na Pirâmide, uma casa feita de pedras. Vale a pena conhecer a Igreja de Pedra, construída inteiramente com pedras, e a Gruta de São Thomé.

Casa da Pirâmide em São Thomé das Letras. Crédito: Cesar Gritti.

A Praça Terapia ao Pensamento é um local para você construir sua própria pirâmide de pedras. Segundo reza a lenda, você tem que fazer um pedido enquanto constrói a pirâmide, e quando alguém derrubá-la, seu desejo se realiza.

Em meio à natureza, as grutas de Sobradinho e a do Labirinto são imperdíveis, além das belíssimas cachoeiras da Eubiose, a Véu da Noiva, a dos Antares e a do Vale das Borboletas.

Capitólio

Capitólio, que fica a cerca de 280 quilômetros da capital mineira, é uma ótima opção para quem curte turismo náutico e aventura. É um dos lugares turísticos mais lindos e cobiçados do estado! Ali você vai encontrar diversas cachoeiras, cânions e o famoso Lago de Furnas.

Cachoeira Lagoa Azul, em Capitólio, é um dos destinos mais procurados na região. Crédito: Lagoa Azul Turismo/Divulgação.

As cachoeiras Trilha do Sol, Paraíso Perdido e Lagoa Azul, essa última uma das mais bonitas da região, são uma boa pedida. Não deixe de visitar o Morro do Chapéu, o ponto mais alto da cidade. O mirante permite ampla visão da região do Lago de Furnas. Inclusive, há também o Mirante dos Cânions de Furnas, um dos grandes responsáveis pela fama de Capitólio. Dele, você consegue ter uma vista maravilhosa do imenso Lago de Furnas.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade colonial localizada a cerca de 98 km de Belo Horizonte. É um centro histórico de arquitetura barroca, cheio de ladeiras com casarões, igrejas e museus. Em 1980, foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Praça Tiradentes, área central de Ouro Preto, e ao fundo a Igreja de São Francisco de Assis. Crédito: Divulgação.

Não deixe de visitar o Museu da Inconfidência Mineira e as igrejas Nossa Senhora do Pilar e São Francisco de Assis, obras-primas do barroco brasileiro, com obras de Aleijadinho e do mestre Ataíde. Durante o dia, conheça também a famosa Rua Direita; nela, você encontra vários casarões antigos onde pode tirar aquelas clássicas fotos nas janelas coloridas.

Poços de Caldas

É um destino mineiro muito conhecido. Poços de Caldas conta com fontes e nascentes termais que atraem muitos turistas. As Termas Antônio Carlos são as mais famosas, com uma arquitetura incrível e oferecem além dos banhos, tratamentos estéticos e terapêuticos.

A culinária mineira é conhecida por sua variedade de ingredientes, muitos sendo nativos da região, como o queijo Minas, o angu, o feijão e a mandioca. As principais comidas são: feijão tropeiro, vaca atolada, tutu à mineira, arroz com pequi, torresmo, leitão à pururuca e frango com quiabo. E claro, não podemos esquecer do doce de leite, da goiabada, do pão de queijo e da ambrosia.

O Mirante do Cristo Redentor é um local incrível para curtir um passeio. Ele oferece uma vista panorâmica da cidade e das montanhas ao redor, com acesso por trilha, estrada ou teleférico.

E para quem gosta de aventura, logo após o Mirante, em uma estrada de terra com menos de 1 quilômetro, é possível realizar voos de parapente. O local chama a atenção pela vista e conta com um bom gramado para descansar e aproveitar a natureza. Outras dicas são visitar o Parque José Affonso Junqueira e o Recanto Japonês.

Fonte: https://www.tempo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?