Com investimentos previstos de R$ 221,4 milhões, projeto pretende melhorar o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços essenciais e o turismo na região.
Por g1 Sul de Minas
Legenda: Edital de licitação para construção de ponte entre Cássia e Delfinópolis é publicado — Foto: Reprodução EPTV
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou, neste sábado (20), o edital de licitação para a implantação, gestão, operação e manutenção de uma ponte que vai ligar os municípios de Cássia e Delfinópolis, no reservatório da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, no Sul de Minas.
Com 1.280 metros de extensão, a ponte deve encerrar décadas de isolamento entre as cidades e facilitar o deslocamento diário de cerca de 780 veículos, mais da metade do fluxo atual das travessias da região.
Segundo o governo, o contrato de concessão terá prazo de 30 anos, com investimentos estimados em R$ 221,4 milhões.
O projeto foi estruturado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e conta com a participação da Eletrobras, atual proprietária das balsas e responsável pela manutenção desse serviço.
Além de promover a integração entre Delfinópolis e Cássia, a ponte é estratégica para o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e comércio, e para o fortalecimento do turismo rural e ecológico.

Detalhes do edital
De acordo com o edital do Lote 12, a concessão prevê a construção, exploração, operação, manutenção, monitoração e conservação do sistema rodoviário da ponte sobre o reservatório da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, ligando Cássia a Delfinópolis.
O edital exige qualificação técnica com experiência comprovada na construção de pontes de grande porte, incluindo obras com balanços sucessivos e estruturas em concreto armado ou submerso.
Os documentos da licitação estarão disponíveis no site da Seinfra e os pedidos de esclarecimento poderão ser enviados até 21 de janeiro de 2026. A entrega das propostas está prevista para 20 de março de 2026, na B3, em São Paulo, e o leilão ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
O critério de julgamento combinará o menor valor de contraprestação mensal a ser paga pelo poder concedente com o menor valor da tarifa de pedágio.
O cronograma prevê a assinatura do contrato no segundo trimestre de 2026 e prazo máximo até o quarto trimestre de 2029 para a conclusão da obra.

Consulta pública
Ao longo deste ano, foram finalizados e divulgados os estudos e a modelagem do lote, que também recebeu contribuições da população por meio de consulta pública até o dia 9 de novembro.
A Seinfra promoveu ainda duas audiências públicas para ampliar o diálogo com a sociedade: uma presencial, em Delfinópolis, no dia 24 de outubro, e outra virtual, transmitida pelo canal oficial da secretaria no Youtube, em 22 de outubro.
Assista a reportagem
Fonte: G1
SERRA DA CANASTRA – www.serradacanastra.com.br Tudo sobre a Serra da Canastra: hospedagem, roteiros, guias, passeios de jipe, esportes radicais e ecoturismo no Parque Nacional da Serra da Canastra e entorno, Serra da Babilônia e cidades do Circuito da Canastra. Arvorismo, bóia-cross no rio São Francisco, caminhada, off-road, mountain-bike, locação de veículos e motos. Pousadas, hotéis, casas e camping nas cidades de São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio, além dos distritos de São José do Barreiro e São João Batista da Serra da Canastra. 


