fbpx
terça-feira, 19 março 2024

Governo de Minas institui o Dia do Queijo Artesanal



O governador Fernando Pimentel (PT) instituiu o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. A Lei 22.506/2017 foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (22). A data será comemorada anualmente no dia 16 de maio.

O queijo minas artesanal é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Há estimativas de que a atividade gera renda e emprego para cerca de 30 mil famílias em mais de 600 municípios mineiros.

O Dia do Queijo será comemorada no dia 16 de maio (Alexandre Soares/Emater-MG)

A data escolhida remete ao registro, em 2008, do Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas regiões do Serro, da Serra da Canastra e do Salitre ou Alto Paranaíba na categoria Saberes, pelo Conselho Consultivo do Iphan, tendo sido o quarto bem registrado no Livro de Registro dos Saberes.

Além disso, há uma semana, 11 produtores mineiros foram premiados no concurso mundial de queijo realizado no Salão Internacional do Queijo, na França.

Na oportunidade, os representantes mineiros disputaram com mais de 700 produtos de 20 países, segundo a Federação da Agricultura no Estado de Minas Gerais (Faemg). Os produtores vencedores receberam uma medalha superouro, sete de prata e três de bronze.

Lei do queijo

Além do Projeto de Lei (PL) 2.668/15, do deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), que originou a data comemorativa, tramitou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o PL 1.702/11, do deputado Antonio Carlos Arantes (PSBD), que se transformou na Lei 20.549, de 2012, que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?