fbpx
domingo, 28 abril 2024

Dia Nacional das RPPNS será celebrado com lançamento de livro com relatos de RPPNISTAS.



Dia Nacional das RPPNs / 31 de janeiro de 2023

PRESS RELEASE

O dia 31 de janeiro, Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), será celebrado com o lançamento do livro RPPNs para sempre: contos encantos e desafios, a live, que será realizada no canal da TV RPPN BRASIL, e conta com a participação de RPPNistas de várias partes do Brasil. Estão confirmadas as presenças de Márcia Hirota, presidente da fundação SOS Mata Atlântica e Rodrigo Agostinho, Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).


O livro RPPNs para sempre: contos, encantos e desafios objetiva dar visibilidade a essa categoria de unidade de conservação que demonstra o engajamento crescente da sociedade civil na preservação da natureza, bem como, reconhecer o valor de cidadãos e cidadãs que não medem esforços para tornar o mundo um lugar melhor.


O livro, dedicado aos RPPNistas de todo o Brasil, possui 460 páginas que colocam em destaque histórias de criação, singularidades, belezas naturais e desafios enfrentados por proprietários e administradores no decorrer da gestão. Integram essa edição, 58 relatos que contemplam 72 RPPNs, que somadas totalizam 36.521 hectares. Cada relato é precedido por um mapa ilustrativo que mostra a localização da RPPN em relação ao mapa do Brasil, estado e município.


Respeitou-se a variação linguística dos relatos, que estão registrados em diferentes gêneros textuais. Além dos relatos, todos eles acompanhados de imagens belíssimas das reservas, o livro abarca dados técnicos relevantes sobre o desenvolvimento do modelo RPPN desde que passou a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).


Histórias de determinação e coragem vivenciadas por RPPNistas nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Amazônia, foram representadas pela imagem da fêmea de beija-flor Heliodoxa rubricauda, escolhida para a capa, de autoria do fotógrafo e RPPNista Sándor Kiss.


O leitor, certamente ficará encantado com a diversidade de narrativas, como a história da RPPN Não Me Deixes, em Quixadá, no Ceará, que remonta ao final do século XIX e pertenceu a escritora Raquel de Queiróz, e da RRPN Parque do Zizo, criada para homenagear, valorizar a memória e cuidar do legado do Zizo, Luiz Fogaça Balboni, líder revolucionário de 24 anos, morto em 1969, pelas forças de repressão da ditadura militar que se instalou no Brasil.


De acordo com Beto Mesquita, autor do prefácio: “É gente que sonha, mas que não se contenta só em sonhar. São seres humanos que, entendendo a beleza e o sagrado de compartilhar este Planeta com tantos e tão diversos seres de outras espécies, famílias e reinos, têm dedicado sua vida à proteção da natureza. Dedicam suas vidas e seu patrimônio porque entenderam que a natureza é, de fato, o nosso maior patrimônio”.


Um sonho, um desejo, um objetivo, um legado, são variadas as motivações que levam à criação de uma RPPN, sendo que das maiores, sempre está presente o amor pela natureza.


Essa publicação foi idealizada por um grupo de RPPNistas e realizada de forma voluntária com a ajuda de colaboradores que apoiam a causa, a sua distribuição será realizada de forma gratuita no formato e-book, com vistas a promover um intercâmbio de conhecimentos entre as RPPNs e incentivar outras pessoas a criarem RPPNs.


Lançamento:
Dia/ Hora: dia 31/01/2023, às 19 horas
Local: TV RPPN Brasil (Youtube).


Ficha técnica: Título do livro: RPPNs para sempre: contos, encantos e desafios.
Páginas: 460 Formato: e-book
Valor: gratuito.
ISBN: 97866599954108

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?