terça-feira, 29 setembro 2020

Ceviche de jiló da chef Joanne Ribas




img_1484

Acostumada à movimentação e à correria da cidade grande, a chef Joanne Ribas decidiu dar uma guinada na vida. Foi durante uma visita a São José do Barreiro, distrito de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, que decidiu que mudaria para lá. Notou que o lugarejo, rodeado de belezas naturais – como a cachoeira Casca D’Anta – e que costuma receber muitos turistas, era carente de um local que oferecesse uma boa opção de gastronomia.

No novo lar, Joanne montou o restaurante Cozinha Original. Isso já faz dois anos. Ao perceber que os turistas – em sua grande maioria, paulistas – visitam as terras mineiras em busca da comida mais rústica, a chef, acostumada à alta gastronomia, adaptou o cardápio para atender os clientes e agregou ao restaurante o fogão a lenha e as panelas de pedra e de barro

No restaurante, que oferece uma vista incrível para a serra, às margens da Casca D’Anta, estão pratos com ingredientes típicos da nossa culinária, como o bolinho de milho e o ceviche de jiló, que é uma receita de avó que a chef vai compartilhar conosco.

Junto com o restaurante, funciona a padaria Cozinha Original. Quem cuida dessa parte do negócio é o gerente Paulo Roberto, que é padeiro de formação, e teve a ideia, já que a única padaria que funcionava no povoado havia fechado. De lá, saem pães e quitandas que abastecem as pousadas locais e os moradores.

Joanne deixou pra trás uma vida corrida, em que a agenda era ocupada pelo restaurante de alta gastronomia, os cursos, os textos para a coluna do jornal em Divinópolis, no centro oeste de Minas, e se juntou a uma turma que acredita no potencial turístico da Serra da Canastra. Está feliz da vida com a escolha e com a oportunidade de transformar um pedacinho do nosso Estado em um local ainda mais atrativo para os visitantes.

Voltar pra cidade grande, segundo ela, nem pensar. “Tem muita gente legal que comprou a ideia da Canastra. Isso é uma mina de ouro pra quem quer conhecer uma boa gastronomia, um bom local. Os mineiros mesmo não conhecem tanto”, observa a chef.

Fonte:

http://hojeemdia.com.br/mais/territórios-gastronômicos/receita-de-avó-ceviche-de-jiló-da-chef-joanne-ribas-1.425399

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?