fbpx
sexta-feira, 26 abril 2024

Aves aquáticas raras se reproduzem no Zooparque Itatiba



Instituição é a única no mundo que mantém os patos-mergulhões sob seus cuidados; somente neste período reprodutivo de 2020, 14 filhotes nasceram

Da Redação | ACidadeON Campinas

Espécie é considerada criticamente em perigo de extinção em nível global (Foto: Divulgação/Zooparque)

O pato-mergulhão, uma das aves aquáticas mais raras e ameaçadas do mundo, tem se reproduzido no Zooparque Itatiba. A Instituição é a única no mundo que mantém essa espécie sob seus cuidados. Somente neste período reprodutivo de 2020, 14 filhotes nasceram e outros devem nascer ainda este ano.  

No dia 1º de agosto, sete filhotes nasceram de ovos incubados pela própria mãe, ou seja, por meios naturais. Esta é a primeira vez que é registrado um número tão grande de filhotes nascidos de um único casal de pais sob cuidados humanos.  PUBLICIDADE

Além da ninhada recorde registrada do dia 1º, na terça-feira (4) outro casal de pais de primeira viagem teve cinco filhotes. No dia 9, nasceram dois filhotes de ovos provenientes de uma coleta na Serra da Canastra, e que estão sob cuidados de pais adotivos no zoo.  

O Zooparque tem hoje 29 patos-mergulhões adultos e 14 filhotes. Até então, a instituição nunca havia registrado um sucesso reprodutivo tão significativo dos casais.  

“O registro de um casal com sete filhotes é uma notícia muito alegre e um resultado muito importante. Em seu habitat natural, um casal pode chegar a gerar sete ou oito filhotes, mas a maioria deles é predada por outros animais, e apenas cerca três indivíduos sobrevivem. Já aqui no zoológico, estes animais terão todos os cuidados e proteção necessários, garantindo a segurança de todos os indivíduos.”, explica Camila Piovani, bióloga responsável pelo Zooparque Itatiba.  

A espécie é considerada criticamente em perigo de extinção em nível global segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Segundo a entidade, existem menos de 250 aves em vida livre e esse número está diminuindo. A ave só é encontrada nas regiões da Serra da Canastra (MG), Patrocínio (MG), Chapada dos Veadeiros (GO) e no Jalapão (TO).   

Zooparque tem hoje 29 patos-mergulhões adultos e 14 filhotes (Foto: Divulgação/Zooparque)

PROJETO EX SITU  

O projeto de conservação ex situ de pato-mergulhão, que tem sua base no Zooparque Itatiba, faz parte do PAN (Plano Nacional de Conservação) do pato-mergulhão, criado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em 2006 e que entrou em seu segundo ciclo em 2019.  

O Zooparque Itatiba desempenha um papel fundamental nas diretrizes desse plano e o projeto tem como foco principal o aumento das populações da ave, possibilitando, futuramente, a reintrodução das gerações nascidas no zoológico em seu habitat natural.  

Segunda a bióloga Camila, os sete últimos filhotes são a segunda geração de aves nascidas sob cuidados humanos, ou seja, são filhos de aves já nascidas de uma reprodução ex situ, o que é de extrema importância para o sucesso do projeto de conservação.  

COLETA IN NATURA  

A captura de ovos em ambiente natural através de coleta científica, devidamente autorizada pelo ICMBio, é parte importante do projeto de conservação e ajuda a aumentar a variabilidade genética da população sob cuidados humanos. Alguns ovos são coletados e transportados para o zoológico onde serão incubados posteriormente.  

No dia 6 de julho deste ano, o consultor do PAN Alexandre Resende realizou a coleta na Serra da Canastra (MG) e o transporte dos ovos para o zoo. Na instituição, os ovos foram colocados sob os cuidados de uma mãe adotiva, que incubou os mesmos e agora cuida dos dois filhotes que nasceram. 

Fonte: https://www.acidadeon.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?