quinta-feira, 23 março 2017
Inicial / Cidades / Sacramento
Gruta dos Palhares

Sacramento



O município de Sacramento foi fundado em 1820 com a construção da capela do Santíssimo Sacramento, às margens do Rio Borá. A então Freguesia de Sacramento era um distrito de Desemboque, lugar que marcou o início de toda a ocupação do Triângulo Mineiro e de Goiás.

Cidade próspera no século 18, Desemboque chegou a ter milhares de habitantes atraídos pelo garimpo de ouro no rio das Velhas (Araguari). Hoje, os papéis se inverteram: Desemboque virou distrito de Sacramento e luta para não sumir do mapa: da época áurea do ouro, restam cerca de 100 moradores e 4 construções históricas das quais as mais importantes são duas igrejas.

O progresso chegou a Sacramento com o cultivo do café. A cidade foi uma das pioneiras na exportação de café.

Sacramento possui parte do território no Parque Nacional da Serra da Canastra. Uma das portarias do parque está a 60 km da cidade. Mais próximo da área urbana há outros atrativos naturais, como cachoeiras e lago da usina hidrelétrica de Jaguará. A atração mais visitada é a Gruta dos Palhares, parcialmente urbanizada, a maior caverna de arenito das Américas. Fica a 12 km da cidade. Tem restaurante e lanchonete, piscina, quiosques e quadras de esportes.

Galeria de Fotos

Outras atrações de Sacramento:

Igreja Matriz: erguida no local da primitiva capela de 1820, foi reconstruída em estilo neoclássico cem anos depois. A imagem da Virgem Maria que ocupa o altar-mor chegou à cidade em meados do século 19.

Museu Histórico: reúne cerca de quinhentas peças, equipamentos, materiais e pinturas que contam a história do município.

Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo: casa onde residiu o médium Eurípedes Barsanulfo, referência do espiritismo no Brasil. O médium era natural de Sacramento. Espíritas de todo o Brasil visitam também o túmulo do médium no cemitério local.

Estação dos Bondes Elétricos: antiga estação, de 1913, hoje ocupada por uma loja de doces e artesanato.

Usina Cajuru: também de 1913, fica a 4 km da cidade, às margens do rio Borá. Fornecia energia elétrica para a Estação dos Bondes e para as cidades de Sacramento e Conquista.

sacramento_mapa
Localização da cidade
Fotos e mapa: www.sacramento.com.br, exceto foto (1), de Anael de Souza

Hospedagens em Sacramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *