quinta-feira, 27 abril 2017
Inicial / Cidades / Delfinópolis
Cachoeira Águas Claras - Complexo Natural Paraíso Selvagem.

Delfinópolis



Delfinópolis é um pequeno município do sudoeste de Minas, localizada nos arredores da Serra da Canastra e Serra da Babilônia. O lugar é privilegiado pelas incontáveis opções de passeios ecológicos que proporciona a visitantes de qualquer idade. São trilhas e mais trilhas, vales, serras, paisagens deslumbrantes e mais de 150 cachoeiras de água cristalina.

O povoado surgiu no século XIX, quando uma devota do Divino Espírito Santo doou 288 hectares de terra para a construção de uma capela. Foi por isso que o primeiro nome do município foi Espírito Santo da Forquilha. No início do século XX, a cidade recebeu o nome de Delfinópolis em homenagem ao então governador Delfim Moreira da Costa Ribeiro.

Delfinópolis possui uma área de 1.171 km² e pouco mais de 6.800 habitantes. O turismo já é forte na região, mas a economia ainda se baseia na agropecuária, com destaque para o café, leite, milho, cana-de-açúcar, gado de corte e suinocultura.

Galeria de Fotos

Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal

O artesanato mineiro também tem presença marcante na cultura do município. Bordados, pintura, colchas de lã, doces caseiros e objetos de bambu e madeira são encontrados com facilidade.

Delfinópolis é ideal para a realização de atividades esportivas em contato com a natureza como corridas, trilhas de jipe, moto ou bicicleta. Nas cachoeiras, o programa principal é caminhada e banho de rio. Os mais radicais aproveitam para fazer escalada, rapel e cascading (rapel específico em quedas d´água).

Entre as trilhas mais conhecidas, destacam-se a da Casinha Branca, Pico Dois Irmãos, Chora Mulher, Roladouro, Galheiros e Caminho do Céu. Os passeios podem incluir visitação de mais de uma cachoeira em um mesmo dia. É sempre aconselhável a contratação de um guia para maior segurança e melhor aproveitamento do tempo.

O ambiente natural, típico do Cerrado, possui uma grande diversidade de espécies de plantas e animais, alguns em extinção, como o lobo guará, tamanduá bandeira, pato-mergulhão e veado campeiro. Também são encontrados o gavião carcará, seriema, cachorro-do-mato, quati e urubu-rei. Geralmente o melhor horário para observar e fotografar animais no cerrado é de manhã ou no final da tarde.

O município possui muitas pousadas urbanas e rurais. Algumas são fazendas adaptadas com infra-estrutura completa, inclusive serviço de guia. A maioria oferece um rico cardápio com todas as delícias da culinária mineira.

Hospedagens em Delfinópolis

Distâncias Rodoviárias

Distâncias Rodoviárias

CIDADE
KM
 São Paulo (via Mococa)  424
 São Paulo (via Ribeirão Preto)  499
 Ribeirão Preto  180
 Franca  88
 Campinas  325
 Mococa  160
 Barretos  226
 São Sebastião do Paraíso  90
 Passos  75
 Cássia  28
 Belo Horizonte  420
 Rio de Janeiro  848
 Brasília  747
 Uberaba  210
 Sacramento  172
 Campo Grande  586
 Vitória  944
 Salvador  1792

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *