fbpx
sexta-feira, 12 abril 2024

Sebrae Ceará promove missão técnica à Canastra para melhorar queijo cearense



Eles visitaram as fazendas produtoras de queijo Canastra, onde os participantes conheceram as práticas de qualidade da região

Durante a visita a Minas Gerais, os produtores cearenses participaram da ExpoQueijo Brasil 2023 Foto: Divulgação/ Sebrae-CE

Gestores dos escritórios do Sebrae nas regiões do Sertão Central e no Baixo Jaguaribe organizaram missão que consistiu na visita técnica, entre 22 e 25 de agosto, à Serra da Canastra, em Minas Gerais, com o objetivo de conhecer novas experiências da cadeia leiteira, principalmente voltadas à agregação de valor e cooperativismo. As duas regiões cearenses são reconhecidas como polos de bovinocultura leiteira, onde a tradição e o conhecimento especializado na atividade desempenham um papel fundamental no progresso econômico e social.

Com uma longa história na atividade pecuária, as regiões estão consolidadas como relevantes produtores de leite, fornecendo matéria-prima para uma cadeia produtiva sólida e que tem acumulado bons resultados.

NOVOS CONHECIMENTOS

Durante a missão, produtores de leite do Sertão Central e líderes locais tiveram a oportunidade de explorar a cultura do queijo em uma região que é referência nacional no assunto. A visita proporcionou conhecimentos valiosos sobre como agregar valor aos produtos locais, gerando oportunidades e benefícios.

O objetivo central da missão foi impulsionar a capacitação técnica e o empreendedorismo dos produtores de leite e queijo do Ceará, com a ideia de criar uma cadeia de produção de derivados de leite diferenciados e competitivos, capazes de conquistar mercados mais exigentes e remuneradores. Para isso, a missão incluiu visitas técnicas a fazendas produtoras de queijo Canastra, onde os participantes puderam aprender os métodos tradicionais e as práticas de qualidade que tornaram a região uma referência no setor.

Além disso, foram realizadas reuniões de trabalho com gestores públicos e órgãos de fiscalização da região da Canastra. A troca de experiências permitiu discutir como fortalecer a cultura do queijo na região e a importância da regularização e fiscalização dos queijos artesanais, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos. O prefeito de Mombaça, Orlando Benevides, que também integrou a missão, destacou a relevância de trazer os princípios do cooperativismo e da identidade geográfica dos produtores agrícolas, aprendidos em Minas, para o Ceará.

DESTAQUE

Um dos destaques da missão foi a participação na ExpoQueijo Brasil 2023, um dos maiores eventos dedicados aos queijos artesanais e à gastronomia rural. O evento, que aconteceu de 24 a 27 de agosto, proporcionou aos participantes a oportunidade de apresentar seus produtos, adquirir conhecimento e estabelecer conexões com o setor, contribuindo para a expansão da presença do Ceará no mercado de queijos artesanais. Ao todo, a missão técnicas realizada pelo Sebrae-CE levou a Minas Gerais 30 integrantes, entre produtores de leite, de queijo, gestores e representantes de instituições de fomento e ensino como Senar-CE e Sebrae-CE.

Fonte: https://www.opiniaoce.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?