fbpx
segunda-feira, 15 julho 2024

São Roque e Vargem Bonita terão expedição de astroturismo na Canastra



S. R. MINAS – São Roque de Minas e Vargem Bonita recebem, entre esta quinta-feira, 4, e a próxima quarta-feira, 10, a Astro Expedição Serra da Canastra. O evento é realizado pela equipe do Projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros e contará com atividades de análise da qualidade do céu noturno da região, educacionais e divulgação científica.

A expedição tem apoio do banco Sicoob Sarom, do CNPq, da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), e da Rede Céus Estrelados. O evento é realizado por voluntários e a participação das atividades é gratuita.

O cronograma da expedição inicia na quinta-feira, em Vargem Bonita, na Escola Municipal Enelise Helena Cunha, das 13h às 16h, com a palestra “O que é Astronomia?”. No mesmo dia, das 18h às 21h, em Vargem Bonita, nas pousadas Praia da Crioula, Velho Chico e Águas do São Francisco, ocorrerá observação dos astros com telescópios. A participação do público nessa atividade necessita inscrição prévia com as pousadas.

Na sexta-feira, 5, serão realizadas palestras e outras atividades no Centro de cultura de Vargem Bonita, das 15h às 17h. Entre 18h e 21h ocorrerá observação dos astros no mesmo local. No sábado, 6, será feita uma trilha no Parque Nacional da Serra da Canastra, portaria Casca D’Anta, das 13h às 17h.

Em São Roque de Minas, no domingo, 7, ocorrerá a montagem da exposição de astrofotografia, no auditório do Sicoob Sarom. A exposição permanecerá até a terça-feira, 9. Das 18h às 21h, na cachoeira do Cerradão, acontecerá observação dos astros e bate-papo sobre astroturismo.

O céu estrelado da Serra da Canastra / Foto: Reprodução

Na segunda-feira, 8, das 10h30 às 12h e das 15h e 16h, no auditório da Sicoob, ocorrerá bate-papo e palestras. Das 18h às 21h, observação dos astros no Centro de Atendimento ao Turista. Na terça-feira, 9, novas palestras no Sicoob, das 10h30 às 12h, para a escola estadual General Carneiro. Entre 19h e 21h30, observação dos astros no Centro de Visitantes Parna Serra da Canastra, que necessita de inscrição para participação.

Segundo a Astroturismo nos Parques Brasileiros, as datas e horários das atividades podem sofrer alterações. Os formulários para os eventos que necessitam inscrição podem ser acessados no perfil @astroturismoparquesbr no Instagram.

Fonte: ClickFolha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?