quinta-feira, 5 fevereiro 2026

Carnaval 2026: veja opções na Serra da Canastra, Lago de Furnas e Itapecerica para quem não quer folia e busca relaxar



O g1 preparou uma lista com opções no Centro-Oeste de Minas Gerais com destinos encantadores, onde é possível relaxar em meio à natureza e saborear experiências gastronômicas únicas.

Por Giovanna Mota*, g1 Centro-Oeste de MG — Itapecerica

Com a chegada do Carnaval, muitos buscam alternativas para escapar da agitação dos bloquinhos e aproveitar momentos de tranquilidade. O Centro-Oeste de Minas Gerais oferece destinos encantadores, onde é possível relaxar em meio à natureza e saborear experiências gastronômicas únicas.

O g1 fez uma lista ideal para quem deseja um feriado diferente e revigorante como pousadas, cachoeiras, rios a e gastronomia diferentes

Itapecerica

A pousada e bistrô “Sabores da Ovelha” oferece uma experiência, perfeita para casais e famílias que desejam desacelerar e aproveitar momentos especiais longe da agitação dos bloquinhos.

Além de cinco suítes confortáveis, a pousada conta com um aprisco onde são produzidos leite, queijo e iogurtes a partir do leite das próprias ovelhas Os visitantes podem degustar queijos, iogurtes, doces de leite e geleias, tudo feito de maneira artesanal. Para quem deseja apenas uma refeição, o bistrô está aberto e recebe clientes com horário agendado.

E para o carnaval haverá uma programação especial de almoço:

  • Almoço: 11:30 às 15:00
  • Datas: De 13 a 17 de janeiro

Serra da Canastra (São Roque de Minas)

A Serra da Canastra, em São Roque de Minas, oferece várias opções para quem busca relaxar em meio à natureza. Confira:

  • Cachoeira Casca d’Anta (Parte Baixa): Com piscinas naturais ideais para banho e vista para a maior queda do rio São Francisco, é um local perfeito para um dia refrescante.
  • Complexo Capão Forro: Próximo ao centro, possui cinco cachoeiras com poços tranquilos, ideais para um banho calmo e relaxante.
  • Cachoeira do Fundão: Oferece uma ótima piscina natural e acesso mais restrito, garantindo maior sossego.
  • Cachoeiras do Cerradão: Com uma trilha de fácil acesso (15 min), suas águas cristalinas são um convite ao banho.

Não perca o pôr do sol na região:

  • Pedreira: Um ponto gratuito e muito procurado, conhecido pela vista panorâmica deslumbrante.
  • Mirante da Pousada Velho Chico: Oferece uma vista inesquecível da serra, ideal para o fim do dia.
  • Morro do Saboó: Outro local gratuito para contemplar o pôr do sol, proporcionando momentos de tranquilidade.

Além disso, Para completar sua experiência na Serra da Canastra, considere:

  • Queijarias Artesanais: Visite fazendas como o Sítio Nossa Senhora Aparecida para degustar o tradicional Queijo Canastra.
  • Passeios a Cavalo: Explore a paisagem de forma lenta e tranquila, conectando-se com a natureza.
  • Bistrô Canastra: Um local charmoso para lanches, incluindo o famoso sorvete de queijo com goiabada.

Lago de Furnas

Lago de Furnas conhecido como o mar mineiro também é uma ótima opção para que está planejando sair da bagunça dos bloquinhos de carnaval.

Lago de Furnas em Pimenta:

  • Santo Hilário: Distrito calmo com comida mineira e cachoeiras.
  • Ponte de Santo Hilário: Ponto icônico para fotos e passeios de jet ski.
  • Ilha do Cabaçal e Vivendas do Lago: Áreas tranquilas para banho e contemplação.
  • Cachoeiras das Andorinhas e Quaresma: Perfeitas para ecoturismo e banhos revigorantes.

Locais em Formiga:

  • Pontevila: Refúgio tranquilo às margens do lago.
  • Cachoeira da Serrinha: Ideal para relaxar e praticar mountain bike.
  • Cachoeira da Cerâmica: Cercada por mata nativa, perfeita para descanso.
  • Horto Florestal: Área de preservação natural para ar puro.

Dicas para Relaxar:

  • Passeios de Lancha: Explore enseadas isoladas e bares flutuantes.
  • Atividades Náuticas: Caiaque e stand-up paddle para curtir o lago.
  • Melhor Época: Dias de semana para evitar a lotação dos feriados.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *