sexta-feira, 20 outubro 2017
Inicial / Cidades / Piumhi
Pista de Motocross. Foto: SECOM - Prefeitura Municipal de Piumhi - MG

Piumhi



Cidade Carinho

Piumhi é uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, tranqüila e acolhedora, típica do interior de Minas Gerais. A população alegre e receptiva deixa à vontade os turistas que visitam a região. A localização privilegiada facilita o acesso a dois grandes pontos turísticos do Estado: o Lago de Furnas e a Serra da Canastra. Piumhi fica a apenas 16 km de Capitólio, principal município às margens do Lago de Furnas, repleto de belezas naturais como cânions e cachoeiras. A 60 km por estrada asfaltada, está São Roque de Minas, principal acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra, onde estão a nascente do rio São Francisco e a mais famosa cachoeira formada por ele, a Casca D´Anta.

Piumhi se escreve com eme. A grafia, embora contrarie uma das normas da língua portuguesa (letra eme somente antes p e b), foi oficializada por lei estadual. A explicação está na história do nome, de origem indígena: “pium” em tupi e quer dizer mosquito e o sufixo “í” significa pequeno.

A história da Piumhi inicia-se em 1731, quando o bandeirante paulista João Batista Maciel explorou a região da nascente do rio São Francisco à procura de ouro. Já segundo Saint-Hilaire, o botânico e explorador francês que escreveu “Viagem às Nascentes do Rio São Francisco”, Piumhi teria nascido de um acampamento de soldados enviados à região para combater os quilombos estabelecidos na Serra da Canastra.

A cidade é plana, tem um clima quente e agradável. As terras férteis são utilizadas para plantio de milho, feijão e café. O café produzido em Piumhi, considerado de excelente qualidade, é exportado há muitos anos. A pecuária de gado leiteiro e de corte também ajuda a sustentar a economia do município. No comércio completo e diversificado, o turista encontra produtos típicos da região como queijos, doces, tecelagem e confecções.

Piumhi é cercada pelas serras de Pimenta, Andaime e Cromo, onde há rampas para prática de paraglider. A principal rodovia de acesso é a MG-050, que liga Belo Horizonte ao Nordeste do Estado de São Paulo (região de Ribeirão Preto). Entre os 853 municípios mineiros, Piumhi está na trigésima-nona posição em qualidade de vida. O jeito acolhedor da população local fez Piumhi receber um apelido aos poucos incorporado ao próprio nome: cidade carinho.

Hospedagens em Piumhi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *