sexta-feira, 28 abril 2017
Inicial / Saber Mais / Guia Lopes
José Francisco Lopes e o Casarão construído com materiais da casa que foi do Guia Lopes

Guia Lopes



O Guia Lopes e a Fazenda das Tamancas

Herói do Exército brasileiro, José Francisco Lopes, o Guia Lopes, nasceu em São Roque de Minas em 26 de fevereiro de 1811, quando a cidade ainda era um distrito de Piumhi. Tudo indica que o local do nascimento foi a atual fazenda Tamancas, a 6 km do centro de São Roque de Minas, onde funciona hoje um pesque-pague e um restaurante (veja texto abaixo). Na juventude, Lopes mudou-se com a família para Mato Grosso do Sul, próximo à divisa com o Paraguai. Na Fazenda Jardim,  dedicou-se à criação de gado e tornou-se profundo conhecedor da região que seria cenário de um dos mais trágicos episódios da Guerra do Paraguai: a Retirada da Laguna, na qual morreram quase mil soldados brasileiros.

Segundo registros do Exército, assim que eclodiu a guerra, em 1864, a esposa e os 4 filhos de José Francisco Lopes foram presos e levados para o Paraguai, depois de uma das invasões do território brasileiro pelas tropas de Solano Lopes. Foi esse um dos motivos para o aparecimento do Guia Lopes: ele alistou-se voluntariamente no Exército brasileiro para guiar as tropas que iniciavam uma ofensiva em território paraguaio. José Francisco Lopes sonhava resgatar a família, mas a ofensiva revelou-se um fracasso. As tropas brasileiras tiveram de recuar fustigadas pelos paraguaios na retaguarda. A atuação do guia Lopes foi decisiva para evitar uma tragédia ainda maior.

Ele não só guiou os soldados brasileiros, muitas vezes despistando o inimigo num terreno difícil, como cedeu todo o gado da família para alimentá-los na retirada. A tropa foi atingida pelo cólera e o próprio Lopes ficou doente. Segundo o Exército, ele teve um comportamento heróico até o último dia de vida. Agonizante, ainda guiava a marcha. E para aqueles que lhe diziam para poupar-se, ele respondia que ninguém podia contrariar a vontade de Deus. “Saibamos morrer; os sobreviventes dirão o que fizemos”, disse ele.

José Francisco Lopes morreu às margens do rio Miranda, antes mesmo de atingir suas terras. O nome dele foi incorporado ao da cidade de Laguna, um dos principais cenários da retirada, rebatizada como Guia Lopes da Laguna.

O distrito de São Roque, onde o herói nasceu, adotou o nome de Guia Lopes ao se tornar independente, em 1938. Mas em 1962, através de um plebiscito, os moradores decidiram voltar ao nome antigo e a cidade passou a ser São Roque de Minas. São poucas as referências ao Guia Lopes na cidade. Uma delas é o “Altar da Pátria”, monumento instalado em frente à igreja Matriz em 1967, marco do centenário da Retirada da Laguna. Na época, em homenagem patrocinada pelo Exército, passou pela cidade um fogo simbólico que percorreu todo o trajeto das tropas guiadas por Lopes. O Guia Lopes também é nome de rua, pousada e da escola municipal de primeiro grau.

Galeria de Fotos – Fazenda das Tamancas

Local de nascimento de José Francisco Lopes, o Guia Lopes

O BERÇO DO GUIA LOPES

Restam poucos sinais, mas a Fazenda Tamancas, a 6 km do centro de São Roque de Minas, provavelmente foi o berço de José Francisco Lopes, guia das tropas brasileiras na célebre Retirada da Laguna. A fazenda foi da família Lopes até o final do século 19, quando então passou para a família Arantes, que a mantém até hoje.

O atual proprietário, João Arantes de Faria, o João do Zacarias, conta que a casa dos Lopes era no local onde estão agora duas imensas paineiras. Parte do madeiramento da antiga casa foi aproveitada na construção do atual casarão, de 15 cômodos, e que já tem mais de cem anos. O material seriam o piso,portais e janelas, todos peças de jacarandá e bálsamo lavradas a machado e ainda intactas.

As informações sobre os Lopes passaram de pais para filhos. João do Zacarias mostra também o local onde teria existido a serraria da fazenda. Por ali passava um rego d’água, aberto provavelmente para mover a serra. Parte dele ainda passa no quintal da atual casa. É um desvio do córrego Tamancas e também já serviu para mover um gerador de energia elétrica.

O valor histórico da Fazenda Tamancas é praticamente desconhecido na região. A Adesroque – Agência de Desenvolvimento de São Roque de Minas planeja instalar um monumento em homenagem ao Guia Lopes no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *