sexta-feira, 20 outubro 2017
Inicial / Quem Somos

Quem Somos

tamandua-ecoturismo

A Tamanduá Ecoturismo Ltda., empresa pioneira do ecoturismo na Serra da Canastra, é sediada em São Roque de Minas e dirigida por Anael de Souza e Silvia Helena Dantas. Funciona associada à loja Gabiroba, de produtos da serra, e à Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão, um dos principais locais de visitação no entorno do Parque Nacional. O diferencial do trabalho da Tamanduá são os roteiros personalizados, a dedicação exclusiva à Serra da Canastra e a divulgação via Internet. 80% dos clientes fazem o primeiro contato e fecham negócio através deste site.

anael
Anael de Souza. – Foto: Zarife Assi

SilviaDantas_close
Silvia Helena Dantas

HISTÓRICO

Amantes de viagens em meio à natureza e de caminhadas, Anael de Souza e Silvia Dantas se apaixonaram pela beleza do cerrado e pela grandeza das cachoeiras da Serra da Canastra. Em 1993 iniciaram as primeiras viagens a serra e em uma delas, tiveram a ideia de manter uma relação ainda mais forte com a região que sempre os acolhiam bem. Em 1996, compraram uma propriedade na zona rural com o intuito de preservar o Cerrado. Em 2001, esta área passou a ser a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira do Cerradão e é tida como referência na gestão de áreas de preservação com atrativos naturais. Durante quatro anos, ambos conheceram muitos locais maravilhosos, fotografaram muitos animais e sentiram na pele a temperatura da água de cada cachoeira. Com a idéia de oferecer informações aos amantes da natureza que pretendiam visitar a Serra da Canastra e sentir as mesmas sensações, Anael criou em 1997 o primeiro site com informações da região, o www.serradacanastra.com.br.

No ano seguinte, nasceu a Tamanduá Ecoturismo Ltda, a primeira empresa de turismo receptivo da região da Serra da Canastra. O lema da empresa era deixar o cliente sempre na liderança do roteiro, ou seja, o cliente escolhia os atrativos e os serviços necessários para a realização da viagem. Foi daí que nasceu a idéia dos roteiros personalizados, um diferencial presente até hoje no trabalho da empresa. O roteiro é montado de acordo com o perfil da pessoa ou do grupo, seus desejos, experiência, características físicas. Além do pioneirismo dos roteiros, a empresa começou a receber propostas dos meios de hospedagem da região para agenciamento e decidiu investir neste segmento. Hoje a Tamanduá conta com uma carteira de 50 parceiros e é o maior responsável pelo fluxo de turistas nestes meios de hospedagem nos municípios de toda a região da Canastra. Desde o princípio, a empresa participa ativamente das discussões sobre os problemas relacionados ao desenvolvimento da região junto a outros atores na luta pela preservação do Cerrado. Reuniões organizadas pela Tamanduá Ecoturismo colaboraram com o surgimento do turismo como nova economia da região, maior rigor nas leis de turismo dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra e a organização da sociedade civil para o turismo consciente.

HOJE

Ao longo de toda a sua trajetória, a Tamanduá Ecoturismo notou que as belezas do Cerrado poderiam ser vistas de outros ângulos e velocidades. Caminhadas curtas, travessias com acampamentos, observação de flora e fauna, cicloturismo, bóia-cross e arvorismo foram às atividades encontradas para aumentar o contato com a natureza e garantir uma experiência inesquecível. Com operação a partir dos aeroportos de Belo Horizonte, Araxá e Ribeirão Preto, a Tamanduá Ecoturismo oferece aos clientes diversas opções de roteiros com duração mínima de três dias e máxima de oito dias, desenvolvidos com toda segurança e dentro das diretrizes apontadas pelo Ministério do Turismo e Instituto Chico Mendes.

MISSÃO

  • Disponibilizar informações de qualidade para que você efetue da melhor maneira o planejamento da sua viagem;
  • Atender e superar as expectativas em relação à contratação de nossos serviços;
  • Contribuir para que sua experiência seja inesquecível e que seu objetivo seja realizado;
  • Colocá-lo diretamente e diariamente em contato com a natureza;
  • Proporcionar diferentes sensações através do estímulo dos sentidos do corpo humano em contato com a natureza;
  • Sensibilizar nossos clientes sobre a importância da preservação do Cerrado e de outros biomas.

VISÃO

  • Valorização e divulgação da Serra da Canastra e do Cerrado;
  • Operação de roteiros, onde segurança, ambiente, sociedade e economia estão unidas;
  • Fazer da Serra da Canastra um destino concretizado;
  • Prezar pela superação das expectativas dos colaboradores, parceiros e clientes.

VALORES

  • Responsabilidade Sócio-ambiental;
  • Respeito à cultura tradicional;
  • Dedicação em oferecer o melhor da Canastra;
  • Paixão em trabalhar pelo segmento.

AÇÕES

A Tamanduá Ecoturismo participa ativamente das seguintes entidades e organizações relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento regional:

  • Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Canastra
  • Câmara Técnica de Turismo do Parque Nacional da Serra da Canastra
  • Associação do Circuito da Canastra
  • Conselho Municipal de Turismo de São Roque de Minas
  • ADESROQUE – Agência de Desenvolvimento de São Roque de Minas
  • Conselho de Segurança de São Roque de Minas
  • Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA

Temos como principal ação a gestão da RPPN Cachoeira do Cerradão, onde além de preservar o Cerrado, incentivamos as escolas locais a fazerem aulas de estudo do meio. Com isso esperamos colaborar com a conscientização sobre a importância da preservação do Cerrado e com o despertar da comunidade regional para as maravilhas que a cercam.

NOSSA EQUIPE

Anael de Souza e Silvia Helena Dantas – diretores;
Cidinha Faria – Atendimento, finanças e operação;
Rhicardo Faria – Atendimento;
Agustinho Silva – Atendimento;

ESTRUTURA E COLABORADORES

A equipe interna da Tamanduá Ecoturismo está capacitada para atender a todas as demandas provenientes dos grandes centros emissivos. Contamos com atendimento diário de 8h através de chat, telefone e e-mail. A equipe de campo conta com profissionais capacitados pelo Instituto Chico Mendes, através de um curso de Monitoria Ambiental considerado exemplar para a condução de visitantes em Unidades de Conservação.